Termas de S. Jorge

As Termas de S. Jorge localizam-se na Vila de Caldas de S. Jorge (sede de freguesia), no concelho de Santa Maria da Feira, a 25 km do Porto. A equipa das termas, composta por técnicos especializados, fornece serviços personalizados. Pela análise da situação do utente, numa consulta por um dos médicos hidrologistas, e mediante uma prévia carta do médico de família; são prescritos os tratamentos mais adequados. Entre os vários programas de tratamentos existentes, com as águas termais, o centro disponibiliza consultas de aconselhamento nutricional.
As Termas de S. Jorge não dispõem de alojamento próprio. Nesse sentido, estabeleceram acordos com algumas unidades hoteleiras, de modo a proporcionar aos termalistas preços de alojamento mais convidativos.
As Termas de S. Jorge são reconhecidas, pelo menos desde os finais do século XVIII, pelas suas qualidades terapêuticas. As suas águas sulfurosas são indicadas no tratamento de doenças das vias respiratórias, pele e do foro músculo-esquelético. Acompanhando a nova filosofia termal, cujo conceito não se esgota na noção de actividade terapêutica, mas valorizando cada vez mais a prevenção e a promoção da saúde; as Termas de S. Jorge oferecem ainda uma gama de tratamentos vocacionados para o bem-estar físico e psicológico, proporcionando um refúgio ideal para recuperar o seu equilíbrio físico e psicológico, face às tensões da vida moderna.
A construção do equipamento que constituiu o primeiro balneário termal, só obteve assentimento governamental em 1805, por D. João VI. No seguimento de uma petição apresentada ao governo de então, foi autorizado o desvio do Rio Uíma, a compra de terrenos de propriedade privada e a edificação de um balneário termal. Para financiar a obra, as autoridades impuseram a cobrança de um real por cada quartilho de vinho vendido na vara do juiz de fora da comarca da Feira.
Em 2003, foi efectuado um projecto de remodelação e ampliação, que renovou o edifício termal secular e dotou as Termas de novas e modernas instalações, bem como novos equipamentos e serviços.

Fonte
Site oficial das Termas de S. Jorge

Cultura

Imprimir

Deixe o seu comentário

Tem de estar logado para poder comentar.

Enviar a um amigo

Contactar Responsável

Printed from: http://www.rotadoperegrino.com/cultura/termas-de-s-jorge/

Scan to visit this page: